segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Cartas para o Pai Natal - 5ºA

O Cata-Letras deseja que as cartas elaboradas pelos alunos do 5ºA na disciplina de língua Portuguesa cheguem ao seu destino a tempo de serem devidamente tratadas (ou arquivadas) por quem de direito.
Querido Pai Natal:
Olá, Pai Natal! Como estás aí pelo Polo Norte?
Eu sou a Inês Rolo e, este ano, vou passar o Natal em minha casa, com os meus pais e vizinhos, numa aldeia chamada Fonte da Telha que fica na freguesia de Arrifana, em Vila Nova de Poiares.
Pai Natal, como o meu país está em crise, eu só quero mesmo uma prenda para mim: gostava de ter o Tic Tac Boom. Este jogo é didático e muito engraçado.
Também gostava de pedir alegria para todo o mundo e que, no Novo Ano que aí vem, a crise acabasse.
Queria também que deixasses um ramo de flores para a minha mãe (sabes, Pai Natal, as senhoras adoram flores!) e uma garrafa de vinho para o meu pai abrir na noite de Ano Novo.
Beijinhos e abraços da
Inês

P.S. Pai Natal, quero dizer-te que o jogo que pedi é para mim e para a minha irmã, que a garrafa de vinho também é para o meu irmão. Ah, e já agora... quando entrares pela chaminé da lareira, tem cuidado para ela não abanar que se pode entornar a chávena de leite quentinho que vou lá deixar para ti!
(Inês Rolo – Nº 9 – 5º A)


Querido Pai Natal:
Como estás? Estás bem?
Pai Natal, este Natal eu gostava de te pedir como prendinhas: um CD do David Carreira, outro da Rute Marlene e ainda outro da Inna; em segundo lugar, gostava de receber uma “pen” para a Internet.
Mas, para que saibas quem eu sou, vou apresentar-me: sou a Luísa Raquel, tenho dez anos e, este ano, vou passar o Natal na Fonte da Telha, em Vila Nova de Poiares.
Aproveito também esta cartinha para te pedir que dês saúde a toda a minha família e amigos. Para todas as crianças do mundo que são pobres e não têm nada para vestir nem para comer, leva-lhes comida e roupas. E leva também roupa e comida para os adultos que também não tenham.
Pai Natal, com este pedido termino a minha carta, com beijinhos da Luísa

P.S. Por favor, te não esqueças dos meus pedidos!

(Luísa Marques – nº15 – 5º A)


Querido Pai Natal:
Olá! Espero que esteja tudo bem contigo.
Eu sou a Joana e este ano vou passar a noite de Natal com a minha família, na minha casa que é em Louredo, em Vila Nova de Poiares.
Peço-te que as minhas prendas deste Natal sejam: uma consola Nintendo DS com o jogo dos cães que já ando a pedir há muito tempo e ainda o DVD do filme Toy Story 3.
Para o meu irmão, queria que trouxesses uma “pen”, porque ele precisa muito dela. Para a minha mãe, peço um jogo de lençóis novos e bonitos, porque eu gosto muito de ver lençóis bonitos na cama dela!
Para o meu pai, traz, por favor, um relógio bem bonito, para ele levar às festas e cerimónias.
Para o mundo, Pai Natal, traz paz e alegria!
Pai Natal, eu desejo-te um Bom Natal, porque bem mereces.
Um grande beijinho da Joana

P.S. Não te esqueças de trazer o que eu peço porque, assim, ficarei feliz!
(Joana Simões – nº 10 – 5º A)


Pai Natal:
Olá! Como é que tu estás? Tens tido muito trabalho com os presentes que vais dar?
Pai Natal, eu chamo-me Samuel, vivo em Vale de Carvalhal, em Vila Nova de Poiares e vou estar em casa da minha avó que vive no Pinheiro, na noite de Natal.
Eu gostava de receber, neste Natal, um computador porque, até agora, só tive apenas o Magalhães que já está estragado. Também gostava de ter um telemóvel novo Huwei X3, mas eu sei que não é fácil, porque ele é caro. Se calhar, estou a pedir muito, mas também queria uma caixa com mil “legos”.
Para a minha mãe, peço-te dois livros sobre vampiros e, para o meu pai, um telefone novo e um carro novo, também.
Para o mundo, Pai Natal, peço-te que dês emprego a todas as pessoas que precisam dele.
Um grande abraço do Samuel.

P.S. Pai Natal, estou curioso, pois gostava de saber se, por acaso, tens algum irmão...
(Samuel Martins – nº 18 – 5º A)

0 comentários: