segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Daniela do 6ºC está de parabéns!


Dando seguimento à atividade “Narrativas com alimentos” e, tendo como base um excerto do texto intitulado “O Dia em que a Barriga Rebentou”, da autoria de José Fanha, a aluna nº 6 da Turma 6º C, Daniela Páscoa, apresentou o melhor texto que lhe deu continuidade. Parabéns!

O Dia em que  a Barriga Rebentou
... Como sempre fruta. De todas, a que eu mais gosto é a maçã. E também a laranja com o seu sumo dourado. E os morangos vermelhinhos. E as uvas brancas ou pretas. E a banana que é fácil de descacar e não tem caroço. E o ananás que tem a casca dura e uma cabeleira despenteada feita de folhas verdes.
E a tangerina que tem nome de menina. E a manga que não é manga de nenhuma camisa nem casaco. E o quivi que é tão bonito quando se corta ao meio!
E a cereja que é tão boa para comer e fazer brincos...
(José Fanha)
... E a pera que é verde e madurinha. E a romã que é tão vermelhinha. E o diospiro que é tão docinho. E o abacaxi que é como uma coroa. E o pêssego que tem caroço e a nectarina que não tem pelo. E a ameixa que, às vezes, é amarga e o melão que é tão branquinho.
E a melancia que só tem sementes e a meloa que é tão pequenina. E o abacate que tem o caroço tão grande. E o abiu que é tão amarelo. E o açai que é tão redondinho. E a amarula que é tão pequenina.
E a amêndoa que é tão castanha. E a araça que é tão azul. E a avelã que é tão boa. E o babaçu que parece ter dois caroços. E o baru que tem pelo. E o cacau que tem cores vivas. E o cajá que parece um pimento. E o cambucá que é verde e amarelo. E a carambola que é uma estrela.
E o coco que é tão bom. E o figo que tem uma cor tão linda. E a goiaba que é verde e amarela. E a graviola que é tão verde e com picos. E a jaca que é tão grande. E o mamão que é tão giro.
E a manga que é amarela e grande. E a nêspera que é tão docinha. E o pequi que tem um caroço muito branco. E a pitanga que parece uma abóbora. E a seriguela que parece uma batata. E o umbu que é verde com pintinhas brancas. E, por último, a framboesa que é tão boa, única e bonitinha.
Nessa altura, começou a doer-me a barriga e num instante...bum! A minha barriga estourou.
E este foi o dia em que a barriga rebentou de tanto comer fruta!

Autora: Daniela Páscoa

2 comentários:

anamarg disse...

Enviei o texto ao escritor José Fanha.
Ele vai ficar muito orgulhoso, tal como nós ficámos.
Parabéns!

Ana Cruz

Anónimo disse...

Parabéns, Daniela! Estou muito orgulhosa de ti. Adorei o texto! Um beijo da DT, Maria João Leitão