segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Chá...com poesia

Os alunos do 5ºano de escolaridade foram convidados para um chá com poesia na nossa BE.
Foi assim que, entre um chá e  uma bolachinha, a professora Teresa Meneses fez o diagnóstico da Leitura no 5º A e no 5º B.

 

De seguida, a professora Ana Cruz, apresentou a escritora Sophia de Mello Breyner Anderson.

 
 
Sophia de Mello Breyner Andresen (06.11.1919 - 2.07.2004) foi uma das mais importantes poetas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, em 1999.
 
Para além de grande poetisa, Sophia também escreveu histórias para crianças.  Segundo declarações da própria, começou a inventar histórias para crianças, «quando os meus filhos tiveram sarampo. Mandei comprar alguns livros que tentei ler em voz alta. Mas não suportei a pieguice da linguagem nem a sentimentalidade da "mensagem": uma criança é uma criança, não é um pateta. Atirei os livros fora e resolvi inventar. Procurei a memória daquilo que tinha fascinado a minha própria infância. (...) Nas minhas histórias para crianças quase tudo é escrito a partir dos lugares da minha infância.» (in Soares , 1986).
 
O Rapaz de Bronze, A Fada Oriana, a A Menina do Mar e o Cavaleiro da Dinamarca, são algumas das obras de literatura para crianças, mais conhecidas de Sophia.
 
Atrevemo-nos a dizer que, em boa hora, os seus filhos contraíram sarampo!


0 comentários: