terça-feira, 8 de outubro de 2013

Implantação da República Portuguesa

No dia 5 de outubro de 1910, em Lisboa, foi proclamada a República.
Até então, Portugal tinha sido governado por reis, isto é, vivia-se em monarquia. No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país. Foi então que grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa.

D. Manuel II, foi o último rei português, e o primeiro presidente foi Teófilo Braga.
No entanto foi apenas presidente do Governo Provisório, até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga.
A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos atualmente e o nome da sua moeda para o escudo.
 
 
Este foi o primeiro ano em que este dia não foi feriado, pois foi eliminado através da aprovação de alterações ao Código do Trabalho, a 11 de Maio do ano passado, em conjunto com os feriados da Restauração da Independência (1 de Dezembro), e os feriados religiosos de Corpo de Deus (60 dias após a Páscoa) e do Dia de Todos os Santos (1 de Novembro).
Na nossa escola, comemora-se hoje, dia 8 de outubro a implantação da República.
Fica atento!

0 comentários: