terça-feira, 13 de novembro de 2007

IMAGINAÇÃO À SOLTA



Tal como tinha feito a turma do 5ºD, também os alunos do 5º C quiseram provar que sabem soltar a imaginação e, desassombradamente, tomaram a responsabilidade de dar continuidade ao belo poema de Eugénio de Andrade, Faz de Conta:

Faz de conta que sou flor.
Eu serei um regador.

Faz de conta que sou abelha.
Eu serei mel doce, na telha.

Faz de conta que sou prata.
Eu serei a tua ágata.

Faz de conta que sou rainha.
Eu serei tua princesinha.

Faz de conta que sou cão.
Eu serei a tua mansão.

Faz de conta que sou girafinha.
Eu serei a tua arvorezinha.

Faz de conta que sou cadeira.
Eu serei a tua madeira.

Faz de conta que sou vento.
Eu serei o teu pensamento.

Faz de conta que sou golfinho.
Eu serei o teu carinho.

Faz de conta que sou água.
Eu serei tua mágoa.

Faz de conta que sou jardim.
Eu serei um alecrim.

Faz de conta que sou flor.
Eu serei um sonhador.

Faz de conta que sol radiante.
Eu serei um sonhador andante.

Faz de conta que sou cravo.
Eu serei um belo prado.

Faz de conta que sou nascente.
Eu serei mais transparente.

Faz de conta que sou ouro.
Eu serei o teu tesouro.

Faz de conta que sou poema.
Eu serei o teu tema.

Faz de conta que sou brilhante.
Eu serei um diamante.

Faz de conta que sou pedra.
Eu serei uma rica terra.

Faz de conta que sou prata.
Eu serei a tua gravata.

Faz de conta que sou bolinha.
Eu serei tua balizinha.

Faz de conta que sou libelinha.
Eu serei tua ribeirinha.

Faz de conta que sou jogador.
Eu serei teu predador.

Faz de conta que sou Andrade.
Eu serei uma bela tarde.

Faz de conta que sou corajoso.
Eu serei mais poderoso.

Faz de conta que sou pão.
Eu serei o teu chão.

Faz de conta que sou caramelo.
Eu serei o doce mais belo.

Faz de conta que sou dália.
Eu serei a bela Itália.

Faz de conta que sou uma castanha.
Eu serei panela estranha.

Faz de conta que sou mocho.
Eu serei o teu corvo coxo.

Faz de conta que sou fogueira.
Eu serei a tua lareira.

Faz de conta que sou uma borboleta.
Eu serei a tua gaveta.

Faz de conta que sou planeta.
Eu serei um belo cometa.

Faz de conta que sou o Ruca.
Eu serei o teu amigo Juca.

Faz de conta que sou uma ratinha.
Eu serei uma gatinha.

Faz de conta que sou cordel.
Eu serei um belo anel.

Faz de conta que sou flor.
Eu serei borboleta de cor.

Faz de conta que sou menina.
Eu serei bem pequenina.

Faz de conta que sou louco.
Eu serei quem ri um pouco.

Faz de conta que sou macaco da savana.
Eu serei uma banana.

Faz de conta que sou abelhão.
Eu serei o teu zangão.

Faz de conta que sou um cão.
Eu serei o teu casotão.

Faz de conta que sou mar.
Eu serei onda a quebrar.

(Poema colectivo do 5º C)

0 comentários: