sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os últimos poemas-puzzle


Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.

O amor é um sentimento
Um sentimento que dói.
O amor faz-nos acreditar
Que com ele vale a pena sonhar.

O amor é trágico,
Mas com ele tudo se pode tornar mágico;
O amor, às vezes é rápido e faz-nos desatinar.
E com tantas emoções põe a cabeça a girar.
(9º B)


O Silêncio

Quando metade de mim é o choro
a outra é a reflexão no vazio do silêncio.
Quando retrato a tua cara nos meus olhos
tudo deixa de ser fingimento.
Quando nos teus olhos aparece o escuro
eles acordam.
e procuram
nos meus navegação segura
é que eu te falo das palavras
desamparadas e desertas
pelo silêncio fascinadas.
(9º A)



Quando eu morrer,
Uma herança vou deixar,
O burro fúnebre a zurrar
Numa triste tarde a chover

Que o meu cão vá sobre um burro
Ajezado à andaluza...
A um morto nada se recusa,
Eu quero por força ir de burro.

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos saltos e aos pinotes,
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas!
(10º A)


O pequeno poema

No dia vinte e nove de novembro,
Dia em que eu nasci,
Olhei nos olhos da minha mãe
E o amor dela senti.
Meu pai olhou para mim
E logo gostou de mim.

Quando eu nasci,
Não houve nada de novo,
Senão eu.
As nuvens não se espantaram
Não enloqueceu ninguém.
Para que o dia fosse enorme,
Bastava
Toda a ternura que olhava
Nos olhos da minha mãe.
(7º A)


Amigo

Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!

Eu gosto de ti
E eu sei que tu também
Mas se tiveres críticas,
Eu as ouvirei.

Tu és tudo para mim
Como a chuva que cai no chão.
És como uma sinfonia
No meu coração.

Assim que nos vimos,
O meu olhar brilhou
E o nosso coração
Nunca mais parou.

Bate forte o coração
Foi como o vento que passou e te deixou,
Foi como naquela noite de trovoada
Que choveu gotas de amor e de carinho,
És o meu melhor amigo
És o meu grande amiguinho!
(6º B)

0 comentários: