segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Textos de opinião - 7ºB e 7ºC

Na sequência da leitura e análise do conto “Miura”, de Miguel Torga, as turmas do 7.º ano redigiram, na disciplina de Língua Portuguesa, alguns textos de opinião. Os que apresentamos de seguida foram selecionados pelos alunos do 7.º B e 7.º C.

Textos de opinião

As touradas são realmente um espetáculo, uma manifestação artística? Ou pelo contrário, um exemplo flagrante de brutalidade?

As touradas em Portugal são cruéis?

As touradas fazem parte da cultura em Portugal e há muitos que dizem que são uma espécie de arte cultural que deve ser preservada, mas nem toda a gente está de acordo e, muitas vezes, há manifestações contra as corridas de touros.

A maioria dos portugueses gosta de touradas. Aliás, o único programa com maior índice de audiências na televisão é o futebol.

No entanto, os touros também sentem dor e não devem ser maltratados pelo desporto, pois não?! Quero dizer, há muitos animais que são abatidos para a nossa alimentação, mas pelo menos não são torturados.

Todos os anos, pessoas que são contra as touradas se manifestam no primeiro dia das corridas. A nossa ideia de paz e de justiça está a ser cada vez mais reforçada, por isso penso que as touradas não vão sobreviver neste mundo.

As touradas são cruéis e não devem continuar. Eu tenho a certeza que há muitas pessoas que concordam comigo.

Vamos acabar com a injustiça!
(Archibald Kennedy, n.º 5, 7.º C)


Os touros em sofrimento

As touradas são uma tradição portuguesa, um espetáculo que muitas pessoas gostam de ver. Temos uma região de Portugal onde se criam muitos touros, que é o Ribatejo, na zona de Santarém.

Creio que os touros sofrem muito quando lhes espetam as farpas no corpo, pois também sentem e sofrem como nós. Penso ser uma brutalidade fazerem isso ao pobre animal!

O espetáculo não pode ser compensador para tanto sofrimento! Sabendo que há animais em vias de extinção por ação humana, devíamos proteger mais essa raça.

Se fossem os cavaleiros a fazer o papel dos touros, as pessoas não teriam tanta curiosidade e não os iriam ver.

Acredito que existam várias opiniões diferentes, mas nunca é demais lembrar que o touro, tal como os outros seres vivos, sente dor e medo. Tourear provoca sofrimento físico e psicológico, perdendo todo o interesse.
(Cláudia José, n.º 10, 7.º C)


Festa brava, tradição secular

É um facto bem visível que, hoje em dia, as touradas são criticadas por alguns, mas é necessário ver que sondagens feitas recentemente revelam que a maioria dos portugueses concorda e apoia as corridas de touros, pois vê no espetáculo taurino uma forma de expressão artística.

Do meu ponto de vista, a atividade tauromáquica contribui de forma positiva para a imagem do país. Por exemplo, as touradas são um dos espetáculos mais vistos por turistas que visitam o nosso país durante a época taurina.

É comum pensar-se que, durante a sua vida, os touros bravos são maltratados para terem um certo comportamento na arena. Esta ideia não tem qualquer fundamento, pois em todos os locais de criação de touros o tratador tenta dar a cada um dos animais a atenção e liberdade necessária para terem o comportamento selvagem, habitual de um touro bravo.

Em síntese, devemos ter em conta que as touradas representam uma tradição com muitos séculos, que deve ser respeitada e perpetuada.
(Manuel Sousa, n.º 20, 7.º C)


Será que as touradas devem continuar?

Na atualidade, há muita polémica por causa das touradas. Uns acham que as touradas devem continuar, mas outros, pelo contrário, até fazem manifestações para que elas acabem.

Pessoalmente, eu gostaria que não acabassem em Portugal. Eu gosto de ver touradas, principalmente as pegas e o trabalho dos forcados, pois eles são os únicos que enfrentam o touro de cara, sem proteções e apenas com o próprio corpo.

Na minha opinião, as touradas devem continuar porque são já uma tradição antiga, são uma festa que junta muitas pessoas que gostam de ver os toureiros a lidar os touros e que gostam da música, das cores dos fatos e dos capotes e, até, das bandarilhas.

Reconheço que as touradas espanholas são muito agressivas, porque o touro é morto na arena com o público a assistir e também porque o touro está constantemente a ser picado pelo bandarilheiro. Por isso, eu gosto mais das corridas de touros portuguesas.

Para concluir, devo dizer que respeito a opinião das pessoas que não gostam de touradas, mas penso que também deve ser respeitada a ideia daqueles que as consideram um espetáculo de grande qualidade.
(Pedro Silva, n.º 23, 7.º C)


Touradas, uma atração absurda

As touradas são um divertimento para muitas pessoas, acessível a todo o tipo de população, embora muita gente seja contra a sua realização.

Com efeito, é costume aparecerem grupos organizados, pertencentes à liga defensora dos animais, que pretendem que estes eventos deixem de existir, para que os animais não sofram.

Do meu ponto de vista, as touradas são um absurdo, pois fazem com que os animais envolvidos sofram.

Nunca é demais lembrar que os touros não são os únicos animais nas touradas! Há cavalos que, por muito que seja raro, podem também sofrer.

Reconheço que, normalmente, alguns toureiros também saem feridos, mas estes só lá estão por vontade própria…

Concluindo, por muito que as touradas sejam uma tradição, para mim são um completo absurdo.
(Sofia Gonçalves, n.º 28, 7.º C)


As touradas, tortura ou arte?

Tema abordado com frequência, as touradas despertam o interesse de toda uma população. As opiniões diferem e este assunto já deu origem a manifestações.

Estou completamente contra as touradas e acredito que são apenas meras demonstrações de brutalidade.

Há os que defendem que esta atividade é já uma tradição e cultura, mas creio que estas servem para que a sociedade se torne mais inteligente, civilizada e menos violenta, ideias que a tourada não transmite. Sendo assim, a tourada não pode ser considerada nem uma coisa, nem outra.

Julgo que a tourada é um espetáculo bonito, o que muitas vezes esconde o sofrimento e a dor que o touro sente ao ser lidado.

Concluindo, para que a sociedade, aos poucos, se torne uma sociedade que não é violenta, deviam acabar com manifestações desta natureza, como a tourada. Os que apoiam esta atividade deveriam perceber a tortura pela qual o touro passa.
(Célia Subtil, n.º 8, 7.º B)


As touradas: Arte ou desrespeito?

Hoje em dia, as touradas dividem muitas opiniões. Há quem pense que são uma tradição antiga e magnífica, há outros que acham que são um exemplo de brutalidade e de desrespeito e há ainda pessoas que gostam de as ver, mas acham que provocam sofrimento. Afinal, o que deve o ser humano pensar sobre as touradas?

Eu penso que as touradas nunca deveriam ter existido, pois representam agressão a alguns animais como, por exemplo, aos touros, que ficam ansiosos e com medo e no final até são mortos, e aos cavalos, que têm de ser treinados para correrem atrás do touro! De certeza que nós não gostaríamos de estar no lugar destes pobres e infelizes animais.

E quanto ao argumento que indica que os jovens veem cada vez mais touradas, eu acho que pode ser travado, porque existem mais espetáculos belos e magníficos como, por exemplo, o desporto, a dança, a música, o circo (onde não entrem animais) e muitos mais. Uma coisa que eu nunca percebi é por que razão os humanos (toureiros, forcados) dão a sua própria vida só para nos darem este espetáculo.

Concluindo, eu acho que as pessoas se deviam manifestar ainda mais, para ver se as touradas acabam, pois toda a gente sofre: os touros, os forcados, os toureiros, os cavalos e, até, alguns espetadores.
(Diana Assunção, n.º 11, 7.º B)


A brutalidade das touradas

Hoje em dia, as touradas são vistas em muitos países do mundo e são apoiadas por muita gente. De facto, as touradas são alvo de grandes manifestações entre muitas pessoas.

Do meu ponto de vista, as touradas são um ato de plena crueldade para com os touros, que sofrem na arena e por vezes morrem, só para contentamento das pessoas que, para se divertirem, na maior parte das vezes nem pensam no quanto o touro pode estar a sofrer enquanto é lidado.

Não podemos ignorar que atualmente, em Portugal, já não se podem matar touros na arena. No entanto, muito outros países ainda o permitem, como a nossa vizinha Espanha, por exemplo.

Em conclusão, gostava de deixar bem claro que as touradas podem ser uma tradição antiga e bela, mas isso não é motivo para que haja sofrimento, para que se faça sofrer estes pobres animais.
(Helena Figueiredo , n.º 13, 7.º B)


A importância da tourada

A tourada é uma cultura muito antiga que, como algumas pessoas dizem, não vai contra a liberdade dos animais, julgo eu.

Os touros, antes de serem lidados, podem ter a liberdade que querem. Eles não sofrem praticamente nada na arena. Se a tradição portuguesa fosse a de matar os touros na arena, aí eu já era capaz de ser contra a tourada.

É um facto em visível que muitas pessoas não gostam de touradas. E pergunto eu: porquê?

A população pensa que os touros sofrem quando são lidados, mas não! Os toureiros tentam iludir o touro e, ao iludi-lo, ele começa com batimentos cardíacos mais fortes e é por isso que o toureiro espeta uma bandarilha no animal. É uma forma de o touro libertar sangue e, assim, aliviar a sua “dor”.

Por fim, queria fazer um apelo: as touradas devem continuar a ser realizadas, pois são bastante divertidas e a maioria dos portugueses gosta, apesar de haver sempre aqueles que são contra.
(Maria Chambel Cruz, n.º 18, 7.º B)


A realidade das touradas

Hoje em dia, as touradas são muito discutidas e mais de 50% das pessoas considera que não são um espetáculo nem uma manifestação artística.

Apesar de respeitar aqueles que não estão plenamente de acordo com a minha opinião, julgo que as touradas muitas vezes não correm bem, pois os touros acabam sempre por morrer e os toureiros aleijam-se frequentemente.

Será que os humanos que gostam tanto das corridas de touros já se puseram no lugar dos pobres animais? Certamente que não! Na verdade, se nós pensarmos bem, com certeza não vamos gostar. Os animais sofrem tanto ou mais do que os humanos, não são diferentes…

Para concluir, penso que as touradas são um espetáculo de violência que muita gente não consegue ver nem apoiar. As touradas deviam acabar, para o bem de todos os animais.
(Mariana Conceição, n.º 19, 7.º B)

0 comentários: