quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Estafeta de narrativas II


Continuamos hoje a publicar mais textos que divulgam livros do agrado dos alunos selecionados, para apresentarem os mesmos às diferentes turmas:

“O livro que vou apresentar chama-se O Rapaz que ouvia as Estrelas e o seu autor é Tim Bowler.
Este livro foi elogiado por diferentes jornais que diziam do mesmo:  “Um livro fantástico!” – Sunday Express;
“Um livro empolgante e absorvente.” – Sunday Times.
Uma das frases que caracteriza este livro é, segundo o Dr. Donald Hatch,  “O Universo é composto não de matéria mas de música.”
Este livro fala de Luke, um rapaz de catorze anos, órfão de pai, com o dom de ouvir a música do universo. Desde as árvores às pedras, ele consegue ouvir a sua música. O seu talento para tocar piano é tal e qual como o do seu pai, mas a morte deste deixa-o  muito abalado e isso quase o leva a percorrer os caminhos da marginalidade, chegando a juntar-se a más companhias.
Para conseguir sobreviver à imensa pressão que o líder do bando delinquente a que se juntou exerce sobre ele, Luke vê-se obrigado a assaltar a mansão de uma senhora rica, mas o que vem a descobrir no interior daquela casa misteriosa é algo profundamente aterrador e belo, algo que mudará para sempre a sua vida.”
O autor deste livro escreveu muitos outros romances infanto-juvenis premiados, entre eles “O Rapaz do Rio” que lhe valeu uma das distinções literárias mais prestigiadas  como a Carnegie Medal.
Espero que se interessem e leiam este belo livro!
(Trabalho de Hugo Coimbra – nº 12 – 6º C)


Um dos livros que eu li e de que mais gostei chama-se “O Mundo em que vivi”  e a sua autora é Ilse Losa.
Eu aconselho a leitura deste livro, porque ele retrata uma época histórica marcante – a da Segunda Guerra Mundial – e fala-nos da vida de uma judia chamada Rose Frankfurter que enfrenta corajosamente a vida, apesar das enormes dificuldades que tem de enfrentar. Esta história conta exatamente o crescimento de Rose até à crise da inflação, do desemprego e da chegada dos nazis ao poder, na Alemanha.
(Trabalho de Filipa  Fernandes – nº 9  - 8ºD)


O livro que eu li e de que gostei muito chama-se “O Príncipezinho”  e quem o escreveu foi  Antoine de Saint-Exupéry.
Gostei deste livro, porque é um livro que é muito belo, que nos faz pensar e que apela à responsabilidade e à dignidade humana, nas crianças e nos adultos.
A história deste livro faz sentido para quem a lê, porque retrata sentimentos humanos, como a amizade e o amor, lembrando-nos de  que a verdadeira felicidade se encontra nas coisas simples da vida.
No fundo, a moral desta história é “só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”
Acho que todos devem ler este belo livro porque, assim,  ficarão, sem dúvida, mais ricos de conhecimento e sabedoria!
(Trabalho de Marta Simões – nº 10 – TSJ)

O livro que eu recomendo é uma obra-prima da fantasia épica. Chama-se “A Guerra dos Tronos”, Livro I das “Crónicas do Gelo e do Fogo” e é mais do que uma simples obra de fantasia, da autoria de George R. R. Martin. Dispensa todos os clichês de Tolkien, como elfos e “hobbits”, focando-se não no sobrenatural e no fantástico - embora esta seja uma parte integrante e importante da narrativa - mas sim nas pessoas, nas qualidades e defeitos bem características dos seres humanos, bastante reais.
Mais do que uma história de uma luta entre o Bem e o Mal, é uma história de jogos de poder e de intrigas, de traição e amargura.
Decorrendo no mundo fantástico, mas credível, sórdido e sombrio, “A Guerra dos Tronos” é, de facto, a maior aventura de fantasia épica desde que Bilbo encontrou o Anel.
(Trabalho de Luís Fernandes – nº 15 – 12º A)

0 comentários: