terça-feira, 30 de outubro de 2007

IMAGINAÇÃO À SOLTA










Aquando da inauguração da nossa nova Biblioteca, a turma D do 5º ano teve a feliz ideia de homenagear o poeta Eugénio de Andrade. Vai daí, decidiram fazer a continuação do seu conhecido poema Faz de Conta.

Eis o resultado:

Faz de conta que sou lua.
Eu serei só tua, tua.

Faz de conta que sou uma gatinha.
Eu serei a tua alcofinha.

Faz de conta que sou um computador.
Eu serei o teu leitor.

Faz de conta que sou comilão.
Eu serei o teu pão.

Faz de conta que sou uma borboleta.
Eu serei a tua cor preta.

Faz de conta que sou uma beleza.
Eu serei a tua grandeza.

Faz de conta que sou uma bruxa de olhão.
Eu serei o teu caldeirão.

Faz de conta que sou um ratinho.
Eu serei o teu buraquinho.

Faz de conta que sou leão.
Eu serei o teu papão.

Faz de conta que sou dragão.
Eu serei o teu fogão.

Faz de conta que sou um cão.
Eu serei o teu “ão”, “ão”.

Faz de conta que sou caderno.
Eu serei o teu inferno.

Faz de conta que sou estrelinha.
Eu serei a tua luzinha.

Faz de conta que sou um falcão.
Eu serei a tua visão.

Faz de conta que sou formiga.
Eu serei a tua abelha amiga.

Faz de conta que sou uma folha errada.
Eu serei uma borracha apressada.

Faz de conta que sou jardineiro.
Eu serei o teu canteiro.

Faz de conta que sou atalho.
Eu serei o teu trabalho.

Faz de conta que sou tinta.
Eu serei a tua pinta.

Faz de conta que sou uma folha de papel.
Eu serei o teu escritor fiel.

Faz de conta que sou dia.
E eu serei a tua alegria.

Faz de conta que sou igreja.
Eu serei o Senhor que te beija.

Faz de conta que sou cão.
Eu serei o teu dono de estimação.

Faz de conta que sou pão.
Eu serei o teu comilão.

Faz de conta que sou raiz.
Eu serei terra feliz.

Faz de conta que sou um jornal.
Eu serei a notícia principal.

Faz de conta que sou uma mochila.
Eu serei uma turma em fila.

Faz de conta que sou um gatinho.
Eu serei o teu leitinho.

Faz de conta que sou passarinho.
Eu serei o teu melhor ninho.

Faz de conta que sou “carrão”.
Eu serei o teu travão.
Faz de conta que sou caroço.
Eu serei o teu almoço

Poema colectivo do 5º D

0 comentários: