terça-feira, 17 de abril de 2012

Entrevista ao escritor António Mota

Durante a visita recente do escritor António Mota à nossa Escola, duas alunas da Turma 5º A registaram as suas respostas a diferentes perguntas feitas por alunos das turmas de 5º Ano, na sua entrevista.

Alunos: De todos os livros que escreveu, de qual gosta mais?

António Mota: Em todos os sítios onde vou, me perguntam isso! Mas devo dizer-vos que os meus livros são como os filhos. Gosto de todos eles por igual!

Alunos: Em que se inspirou para escrever o livro “Se tu visses o que eu vi”?

António Mota: Eu escrevi esse livro numa altura em que andava muito triste e… escrevê-lo animou-me!

Alunos: Gostaria de escrever um livro em conjunto com outro autor?

António Mota: Nunca calhou. Mas também não é coisa que me dê muito agrado, porque a escrita é uma coisa muito própria.

Alunos: Qual foi o livro que leu e de que gostou mais quando era pequeno?

António Mota: Foi o livro “O Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, um autor brasileiro.

Alunos: Qual é o seu passatempo preferido?

António Mota: Eu agarro no braço da minha namorada (a minha mulher, Julinha) e vou com ela ao cinema. Também adoro podar árvores!

Alunos: Qual é o seu escritor preferido?

António Mota: Gosto muito de ler José Mauro de Vasconcelos e Camilo de Castelo Branco, que li sem autorização!

Alunos: Já tem título para o seu próximo livro?

António Mota: Não! Os meus livros crescem muito devagar…

Alunos: O senhor foi da turma 6ºF?

António Mota: Não. Mas eu escrevi esse livro, porque essa turma me interessava. Eu achava que toda a gente devia passar e essa turma era muito fraca!

Alunos: Por que razão decidiu escrever “A Melhor Condutora do Mundo”?

António Mota: Não decidi! Essa foi uma encomenda…

Alunos: Por que razão quis ser professor?

António Mota: Eu fui para professor, porque calhou. Não foi porque quisesse. Mas olhem que até gostei!

Alunos: Só escreve para crianças ou também escreve para adultos?

António Mota: Isso não é pergunta que se faça! Já viram uma bailarina dançar só um tipo de dança? Eu também não escrevo só de um tipo!

Alunos: Ser escritor era, para si, um sonho de criança?

António Mota: Não, nunca pensei nisso; só muito mais tarde é que isso aconteceu!


(Autoras: Luísa Marques - nº 15 e Sofia Carvalho – nº 19 - 5ºA)

0 comentários: