terça-feira, 18 de dezembro de 2012

+Textos de Natal


Os alunos do 6º A e do 6º D elaboraram diferentes textos de Natal. Desde cartas ao Pai Natal, poemas, frases e histórias, há um pouco de tudo.

Querido Pai Natal:
Como estás? Eu, bem.
Pai Natal, eu gostava de te pedir, como prendas, neste Natal, um Gelarti, um computador e o Monopólio Millionnaire. Será que me podias dar, também, o “Quem é Quem?”
Isto tudo, no caso de teres dinheiro, porque eu sei que, agora, estamos todos em crise.
Estou a ter uma ideia, Pai Natal: E se, juntos, fizéssemos o bolo-rei da crise? Assim podiamos vendê-lo e ganhar algum dinheiro para poderes, também, dar brinquedos às crianças que pouco ou nada têm.
Beijinhos da Beatriz
(Beatriz Reis – nº 1- 6º A)

Caro Pai Natal:
Como tem passado, nesse frio de rachar,  aí no Polo Norte? Espero que tudo lhe esteja a correr bem.
Pai Natal, este ano, como em todos os outros anos, vou continuar a escrever-lhe cartas, para o senhor saber como me tenho portado para, assim, resolver se vai ou não dar-me as prendas que eu vou pedir.
Eu não queria pedir muito, mas o que eu queria mesmo era... um Samsung Galaxy Gio.
Mas, Pai Natal, não nos podemos esquecer do Mundo! O Mundo está a precisar de menos crise e de mais Paz e Amor! Se puderes dar uma ajuda...
Espero que me possas entregar o que eu te pedi, apesar de saber que te pedem imensas coisas e, algumas, difíceis de entregar...
Feliz Natal, querido Pai Natal!
Beijinhos da Beatriz
(Beatriz Silva – nº 2 – 6º A)


Caro Pai Natal:
Olá! Como tens passado?
Caro Pai Natal, apesar da crise, eu, pelo Natal, gostava de receber um “Tablet”. Gostava também de ter um Feliz Natal, cheio de magia e de alegria, junto de toda a minha família.
Mas não me esqueço de todos aqueles que pouco ou nada têm e que precisam da tua ajuda, neste Natal e sempre. Por isso, peço-te que não te esqueças de ajudar quem precisa de casa, de comida e de roupa.
Um abraço, Pai Natal,
Daniel
P.S. Irei deixar-te umas goluseimas na chaminé!
(Daniel Lourenço – nº 3 – 6º A)

Querido Pai Natal:
Olá! Como tem passado?
Pai Natal, eu sei que estamos numa situação económica muito difícil mas, por isso, não devemos perder a esperança de que vamos ultrapassar tudo.
Apesar desta crise, eu gostava de lhe pedir algumas prendas. Pensei num tear de pulseiras porque, assim, podia fazer pulseiras de várias formas e cores, para mim e para as minhas amigas.
Queria também pedir muita felicidade, amor e paz para toda a gente, principalmente para quem mais precisa, no mundo!
Um grande beijinho da
Joana
(Joana Simões – nº 10 – 6º A)

Querido Pai Natal:
Como passou este ano? Bem? Espero que sim!
Pai Natal, eu queria pedir-lhe um jogo para a PlayStation, muita saúde e felicidades.
Também queria que os meus pais passassem, no Natal, um dos melhores dias da vida deles. Para isso, podia fazer com que todos pudéssemos ir visitar a sua fábrica dos presentes, conhecer os duendes e, claro,  o Pai Natal verdadeiro!
Um abraço do
João
P.S. Pai Natal, podia acabar com a crise?!
(João Pires – nº 11 – 6º A)

Querido Pai Natal:
Como vais? Eu, bem.
Pai Natal, eu gostaria de te pedir uns patins e dois “skates”. Mas, como estamos em crise, preferia ter os dois “skates” porque, assim, era um “skate” para mim e outro para a minha irmã.
Pai Natal e Menino Jesus, eu gostava de vos pedir uma coisa que me parece quase impossível: que a paz volte a reinar no mundo pois, agora, só há guerra. Também gostava que o Homem protegesse mais a floresta.
Pai Natal, uma quadra para ti:

Hoje é noite de Natal,
Há festa e alegria!
Vamos todos ver o programa
Onde haja mais magia!
Um beijinho da
Mónica
(Mónica Batista – nº 16 – 6º A)

Olá, Pai Natal!
Como tem passado?
Eu sei que estamos em crise mas, neste Natal, queria pedir-lhe, a si e ao Menino Jesus, um telemóvel.
Queria, também, passar um Feliz Natal, com o habitual bolo-rei, as rabanadas, as broinhas e, se for possível, com muitos outros presentes!
Aproveito esta carta para lhe desejar, também, um Feliz Natal e agradecer-lhe todos os presentes que me tem dado.
Queria também lembrar-lhe o problema da pobreza, das crianças que têm os pais desempregados e que não têm dinheiro para lhes comprar prendas e, então, pedia-lhe que lhes dê brinquedos, alimentos e abrigo, pois não têm nada.
Muito obrigada, Pai Natal!
Um beijinho da
Raquel
(Raquel Soares – nº 17 – 6º A)

Querido Pai Natal:
Olá! Está tudo bem?
Pai Natal, esta carta é para lhe mostrar que não me interesso só  pelas prendas de Natal; porém, também tenho umas coisitas para lhe pedir...
Pai Natal, eu interesso-me, por exemplo, pela Árvore de Natal, pelas luzes coloridas, pelos enfeites, pelo Presépio, mas o mais importante, nesta época, é mesmo a família, as tradições, a alegria, a paz, a felicidade, o amor, a fraternidade e a comida (de Portugal): sonhos, peru, bacalhau, rabanadas, bolo-rei, bolo-rainha e, especialmente a celebração do nascimento de Jesus.
A seguir, virá o que eu quero para o meu Natal: um Samsung Galaxy SIII, PS3, PSVITA, um computador novo e o mais que eu quero é a presença dos meus padrinhos!
Adeus, Pai Natal!
Um abraço do Ricardo
P.S. Sempre acreditarei em ti!
(Ricardo Augusto – nº 18 – 6º A)

(Carta de uma menina pobre ao Pai Natal)
Querido Pai Natal:
Como tem passado?
Pai Natal, eu portei-me bem este ano e tive boas notas. A minha sorte foi conseguir ir para a escola, porque a minha mãe não tinha quase dinheiro para isso, mas sempre valeu a pena.
Como eu estava a dizer, estou muito contente com o meu esforço na escola e, como mereço, eu queria apenas uma peça de roupa nova.
É que eu não sou como as outras crianças que têm muito dinheiro e que só querem brinquedos e não dão valor ao que têm!
Espero que venhas e me tragas a prenda pedida. Vou deixar bolachinhas, para ti,  perto da lareira.
Obrigada, Pai Natal!
Maria
(Beatriz Santos – nº 1 – 6º D)

Querido Pai Natal:
Estás de boa saúde?
Para este meu Natal, eu queria que me trouxesses um carro a gasolina ou a bateria. Mas não te podes esquecer dos outros meninos que passam fome e que não têm, também, nada para brincar.
Eu também queria que desses qualquer coisa ao meu irmão e que me ajudasses a ter boas notas, na escola!
Com nos meus cumprimentos,
Filipe
(Filipe Mendes – nº 6 – 6º D)

Caro Pai Natal:
Está bom?
Pai Natal, neste Natal, como eu gosto de estar entretido a brincar na rua, gostava de receber um avião  telecomandado e cheio  de luzes e com um balde de combate a incêndios.
Eu adorava e sempre pensei num brinquedo desses que levantam voo.
Quando entrares em minha casa, verás que está, ao pé da lareira, um prato com bolachas e um copo com leite. Espero que gostes.
Pai Natal, eu moro no Forcado, perto de Vila Nova de Poiares e espero que me deixes a prenda ao pé da minha lareira.
Obrigado por leres esta carta, pois escrevi-a especialmente para ti.
Espero que gostes, querido Pai Natal!
Um abraço do João
(João Eufrásio – nº 8 – 6º D)

Pai Natal:
Bom dia, Pai Natal! Como tem passado?
Eu gostava que o senhor me trouxesse, no Natal, um jogo para a Playstation. Este jogo chama-se Moto GP. Também gostava de ter um CD de música que se chama Caribe Mix 2012.
Mas se o senhor não me puder dar estes presentes, eu não me importo, porque há muitos meninos que nem comida têm para comer e o senhor devia levar algumas prendas para esses meninos, porque os pais deles não têm dinheiro para lhes comprar nada.
Pai Natal, o Natal é uma data muito feliz para mim, porque a família se reúne toda. Eu vou estar em minha casa, em Vila Chã, perto do Entroncamento e é aí que me deve deixar as prendas, se mas trouxer...
Bom Natal para si, Pai Natal!
Luís
(Luís Mateus – nº 12 - 6º D)

Querido Pai Natal:
Está bom? Como está o tempo aí pelo Polo Norte?
Pai Natal, eu queria, primeiro de tudo, paz no mundo, carinho, amizade e amor. Gostava de lhe pedir que ajudasse as pessoas que estão a passar fome, no que elas mais precisarem.
Sei que não é só no Natal que nos devemos lembrar dos outros e querer só presentes, porque há pessoas que não têm abrigo todo o ano e que morrem de frio e de fome. Pai Natal, ajuda essas pessoas, por favor!
Para mim, Pai Natal, eu queria um jogo para o Nintendo DSI mas, para o ter, eu prometo portar-me bem.
Eu vou estar em minha casa, no Natal, na Risca-Silva, em Vila Nova de Poiares,  ou em casa dos meus tios.
Muitos beijinhos e abraços desta tua amiga,
Maria
(Maria Vaz – nº 13 – 6º D)

Caro Pai Natal:
Está bom?
Sabe, eu ando desde o início deste mês de dezembro à espera que o dia de Natal chegue. O pensamento de não o conseguir ver a entregar as prendas, deixa-me nervoso.
Eu gostava de lhe pedir uma prenda muito especial: um computador novo, só para mim, porque a minha irmã partilha o dela comigo, mas como eu e ela guardamos lá as nossas coisas todas e ele já tem quatro anos, está cada vez mais lento!
Pai Natal, se o senhor me desse esse computador novo, eu agradecia-lhe muito!
Abraços para si e para toda a sua família do
Orlando
(Orlando Simões – nº 15 – 6º D)

Meu querido Pai Natal:
Olá, como vai?
Venho por este meio informá-lo de que, neste Natal, gostaria de receber uma Playstation 3, uma bicicleta e muito carinho dos meus pais.
Não se esqueça também de me mandar, se puder,  duzentos mil euros para eu dar a todas as famílias que estão carenciadas ou com deficiências.
As prendas, pode entregá-las em casa da minha avó, em Lisboa.
Com os meus melhores cumprimentos e um beijo do seu “neto”,
Pedro
(Pedro Henrique – nº 16 – 6º D)


Querido Pai Natal:
Está bom?
Neste Natal, eu gostava de receber uma televisão maior e CDs com músicas de kuduro. Mas não se esqueça dos meninos que gostavam de ter prendas e não podem tê-las.
Eu tenho muita pena desses meninos, mas peço-lhe que também não se esqueça de mim, porque eu acho que mereço receber alguma coisa.
Eu gosto muito do Natal, porque é quando se celebra o nascimento do Menino Jesus.
Beijinhos para si, Pai Natal
Rute
(Rute  Pascoal - nº 18 – 6º D)

O dia em que o trenó do Pai Natal capotou
Era uma vez, no dia 25 de dezembro de 1989, um Renault 19 TR que andava a fazer corridas com os seus amigos e familiares quando, de repente, encontrou o Pai Natal com o seu trenó capotado, no meio da estrada. E o Renault foi logo ajudá-lo.
Enquanto o Pai Natal estava a telefonar para a G.N.R., o Renault endireitou-lhe o trenó e o Pai Natal perguntou-lhe:
- Queres vir ajudar-me?
E o Renault disse:
- Sim, quero muito ir ajudá-lo. Estou sempre pronto para ajudar os mais necessitados.
E o Pai Natal respondeu:
- Então, vamos lá! Temos muitos presentes para entregar.
E o Renault disse, prontamente:
- Vamos a isso!
O Renault e o Pai Natal distribuiram as prendas todas pelos meninos e meninas de todo o mundo.
O Renault chegou a sua casa no dia 26 de dezembro e o seu dono, que era um professor universitário, perguntou-lhe o que é que ele tinha andado a fazer e o Renault disse
-lhe que tinha andado a ajudar o Pai Natal.
- Então, tu deste uma grande volta ao mundo?!
E o Renault exclamou:
- Sim! Dei uma grande volta ao mundo!
E o seu dono disse-lhe:
- Quem me dera ter ido contigo! Deve ser uma grande volta! E se eu tivesse ido contigo, ficava a conhecer o Pai Natal!
(Júlio Carvalho – nº 13 – 6º A)

O Milagre do Natal
Era uma vez, no Polo Norte. O gelo começou a derreter com o aquecimento global, no dia 21 de dezembro.
O Pai Natal começou a ficar preocupado, porque tinha tantas cartas e brinquedos para entregar às pessoas. Foi a correr para a fábrica e perguntou:
- O que se passa?
Um dos  duendes respondeu:
- A nossa fábrica dos presentes ficou sem eletricidade e, por isso, não funciona e não temos brinquedos!
O Pai Natal perguntou,, então, muito incomodado:
- Quando voltamos a ter energia?
E o duende exclamou:
- Em princípio, amanhã!
O Pai Natal respondeu, muito preocupado:
- E os brinquedos? Não vamos ter tempo para fazer os nossos brinquedos e vamos precisar de muita ajuda!
O duende sugeriu, então:
- Vamos convidar a turma do 6º A, da Escola de Vila Nova de Poiares, para nos ajudar, nesta tarefa.
E, assim,  o Pai Natal, com a ajuda do 6º A, conseguiu entregar os presentes na data certa.
(Leonardo Sousa – nº 14 - 6º A)

Dia de Natal

No dia de Natal,
Jesus irá nascer;
Neste dia especial,
O Deus-Menino eu vou ver!

Haverá presentes
Meias na chaminé, a enfeitar;
Na lareira haverá calor
E neve no chão, a brilhar!

Vou receber presentes,
Junto à árvore de Natal;
À noite, estarei contente,
Vendo Jesus no trono real.
(Fábia Costeira – nº 6 – 6º A)


Rap para o Pai Natal

Olá, Pai Natal
É a primeira vez que escrevo para ti;
Sou de Vila Nova de Poiares
E gostava de ser o Boss Ac.
Desculpa o atrevimento,
Mas tenho alguns pedidos;
Espero que não fiquem
Na prateleira, esquecidos!
Como nunca te pedi nada,
Peço tudo duma vez,
E fica a conversa despachada!
Talvez existam pedidos extravagantes
Mas põe lá juízo nestes governantes!
A crise tem que acabar
Ou acabamos nós com fome,
Tristes e a chorar;
E já agora para acabar,
Sem querer abusar,
Dá comida à África
E nem precisas embrulhar!
Não sei se tu existes
A Coca-cola é que te inventou;
Mas quando falei de ti
Toda a gente chorou!
A última coisa a pedir-te:
Retira do Presépio o Gaspar
Porque só faz lembrar
O político do azar!
Adeus, Pai Natal
Boa sorte com os presentes,
Espero que, assim,
Nos deixes todos contentes!
(Filipe Carvalho – nº 7 – 6º A)

Natal em festa,
Festa da Família,
Família reunida,
Reunida para festejar.
Festejar este dia
Dia tão divino
Divino e sagrado
Sagrado é Jesus.
Jesus, a grande luz
Luz que nos ilumina a vida
Vida feliz
Feliz Natal!
Natal é festa!
(Luísa Marques – nº 15 – 6º A)

Lá vem o Pai Natal
Com as renas a voar,
Toda a gente olha para ele
E o vem saudar.
Chegou o Natal
E a neve a brilhar
São tantas as prendas
Para alegrar!
(Samuel Martins – nº 19 – 6º A)

É Natal, é Natal
O peru já está feito;
Vamos para a mesa
E tenham bom proveito!
(Filipa – nº 5 – 6º D)

O Pai Natal foi passear
E um favor foi fazer:
Entregar prendas às crianças
Para as satisfazer!
(João Castanheira – nº 9 – 6º D)

O Pai Natal é bom
E todos gostam dele!
Tem um gorro vermelho
E renas grandes, grandes!
O Pai Natal tem barbas brancas
E entrega muitas prendas!
(João Tomás – nº 10 – 6º D)

Nesta noite de luz,
Espero que o Pai Natal
Me encha a minha meia
E ma ponha no estendal!
(Mariana José – nº 14 – 6º D)

Está a chegar o Natal
A Árvore começo a preparar,
Para, depois, nela,
Os enfeites pendurar!
No dia de Natal,
Mesmo à sua frente,
Vou pedir ao Pai Natal
Para deixar o meu presente!
(Rafael Ferreira – nº 17 – 6º D)

O Natal para mim…
É quando toda a família se reúne.
Falamos, brincamos e comemos as deliciosas iguarias e doces.
Depois, chegam as prendas, com muita alegria!
Viva o Natal!
(Daniela Carvalho – nº 3 – 6º D)

Ver sorrisos por todo o mundo
O Natal é uma época de emoção. É quando reunimos a família e nos apercebemos de quem é importante para nós. Quando oferecemos um presente a alguém, estamos a exprimir o carinho que sentimos por essa pessoa e quando somos nós a receber, sentimo-nos felizes por saber que alguém se lembrou de nós, também.
Mas o Natal não é só alegria, quando vemos que há pessoas que não têm nada para comer e nem um presente para receber.
Então, dá-nos vontade de ajudar, sem receber nada em troca  para, ao menos, vermos  um sorriso na cara de alguém, com dificuldades.
Depois, quando o Natal acaba, ficamos com as lembranças desse dia tão bonito e que tanta alegria nos trouxe!
(Daniela Marta – nº 4 – 6º D)

0 comentários: