quarta-feira, 2 de junho de 2010

HISTÓRIA DO MÊS

Hoje publicamos mais uma história de uma professora da nossa escola...


A Lua que gostava de histórias

Era uma bela noite de Primavera e eu dirigi-me para a janela do meu quarto.
Estava lua cheia.
A lua brilhava de tal forma que iluminava tudo à minha volta.
Ao mesmo tempo parecia que existia uma magia especial no ar que tornava tudo mais belo.
Senti que aquela noite fantástica e calma estava diferente.
Parecia que algo de belo estava para acontecer e foi nesse instante que olhei novamente para a Lua e… imaginem que tive a estranha sensação de que ela estava a olhar para mim! Pensei, Maria Antónia, já estás a ver coisas! Respirei fundo, esfreguei os olhos, olhei para os lados, tentando concentrar-me em alguma coisa, mas, sem conseguir evitar, o olhar fugiu-me uma vez mais para a Lua. Não podia ser! Agora, ela não só estava a olhar para mim, como sorria abertamente, creio que divertida, com o meu ar de espanto…
Tornei a esfregar os olhos, e disse de mim para mim – hum, Mitó (era assim que a minha mãe me chamava) estás a ser totó! Ainda não te deitaste e já estás a sonhar!
Fui à casa de banho e, calmamente, lavei a cara com água fria e só depois voltei para a janela. Fiz um esforço enorme, mas não olhei para “ela”, escolhi uma árvore do quintal e aí fixei o meu olhar.
Não vão acreditar…Comecei a ouvir uma voz suave que me chamava: pst, pst, pst! Olhei para todos os lados e, nada! Continuei a ouvir o tal “ pst, pst, pst”, e foi então que ergui os olhos os olhos e vi que era ela, a Lua, que me chamava! Não era engano! Nem estava a sonhar! Fiquei de boca aberta… nem consegui dizer nada…Então, ela começou a falar:
- Podes fechar a boca, sou eu mesma que estou a falar contigo, podes acreditar! Como te chamas?
- A, a, Mi-Mi-tó, gaguejei, ainda um pouco estonteada com o que estava a acontecer. E tu és a Lua, não é?
- Sou, ou melhor, hoje, e durante esta semana sou a Lua Cheia! Daqui a uma semana serei Quarto Minguante, passado outra semana serei Lua Nova e depois serei Quarto Crescente. Como vês gosto de variar…
- Ah! Pois! Estás a referir-te às fases da Lua… Por isso é que mudas…
- Sim! Assim, sempre vou mudando de nome e não me aborreço tanto. Não é como tu que és sempre Mitó! As minhas amigas estrelas às vezes ficam um pouco baralhadas e trocam-me o nome. Dizem: Boa noite menina Lua Cheia! Ah, desculpe afinal hoje já é outra…enfim são umas tolas…
- Conversas muito com elas?
- Nem por isso. Elas estão sempre muito atarefadas. Passam a vida a limparem-se para estarem brilhantes! São vaidosas!
- Pensei que eras amiga delas.
- E sou, mas elas não têm tempo para falar comigo e, por isso sinto-me só. Já te tenho visto à janela, por isso, hoje decidi que ia falar contigo. Sabes, queria pedir-te um favor. Pode ser?
- Está bem. Diz-me o que é que queres.
- À noite quando vens para a janela não te importas de ler, em voz alta, uma história para eu ouvir?
- Claro que não me importo! Tu gostas de histórias, é?
- Muito! Mas já li as histórias todas que há aqui, por isso quero ouvir outras. Não te importas? Este fica a ser o nosso segredo! Então, quando me vires aparecer no céu, se puderes, lê-me uma história! Não vou poder estar sempre a falar contigo, mas tu sabes que sou tua amiga e de vez em quando também eu te contarei algumas histórias…
Depois desta conversa despedimo-nos, à pressa, porque a minha mãe vinha em direcção ao quarto para ver eu já estava a dormir. Meti-me rapidamente na cama. Devagar, ela abriu a porta e tornou a fechá-la, pensando que dormia… Mas como poderia dormir? Ninguém acreditaria no que tinha acontecido! Também não podia contar a ninguém, pois era um segredo só nosso, meu e da minha nova amiga…uma amiga que gostava de ouvir histórias! Virei-me, na cama, pensando que no dia seguinte teria de escolher uma história bem bonita para lhe contar! E, nem dei conta que adormeci…



31 de Maio de 2010

0 comentários: