segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A inspiração dos 5ºs anos (Poemas-puzzle)


À volta de um búzio

Dizem que o búzio nos traz
Ao ouvido o som do mar.
Mas eu acho que é mentira:
Se encosto o búzio ao ouvido,
Só oiço as ondas do ar.


As ondas do mar me trazem
O som dos barcos no mar,
Mas eu acho que é mentira:
Porque só oiço na praia
As crianças a correr e a brincar.

De dia o sol vai nascer
Com mil borboletas a voar,
Mas eu acho que é mentira:
Porque o sol é uma estrela
E as borboletas mil laços de encantar.

As ondas do mar me trazem
Mil sons de encantar,
Mas ee acho que é mentira,
Pois só oiço o som do mar.
(5º B)



Mariana diz que tem...

Mariana diz que tem
Sapatinhos de cristal,
Mas eu só vejo nos seus pés
As botas de cabedal.

Mariana diz que tem
Um gorro de Natal,
Mas só o pode usar
Quando é pr’a namorar.

Mariana diz que tem
Brincos de cristal
Mas só vejo nas orelhas
Argolas de metal.

Mariana diz que tem
O Condado Portucalense,
Mas eu só sei
Que é o Condado Poiarense.

Mariana diz que tem
Uma bicicleta,
Mas anda sempre
Na sua trotineta.

Mariana diz que tem
Um colar de pele,
Mas só vejo no pescoço
Um fio de cordel.

Mariana diz que tem
Um namorado,
Mas só sei que ela tem
Um gelado.

Mariana diz que tem
Camisola de tecido,
Mas só vejo nela
A camisola do marido.


Mariana diz que tem
Amigas para correr,
Mas quando chega a casa,
Tem é muito que fazer.
( 5º C)



Os meninos educados

Os meninos educados
De manhã dizem “Bom dia”
- Bom dia , Dona Maria ,
Como lhe corre o dia?

Os meninos educados
De manhã dizem “Bom dia”
Bom dia aldeia,
Bom dia senhora padeira.

Os meninos educados
De manhã dizem “Bom dia”
Bom dia D. Dulce
É o sol do meio dia


Os meninos educados
De manhã dizem “Bom dia,”
Bom dia Professora Ana
Bom dia dona Marília

Os meninos educados
De manhã dizem “Bom dia,”
Vão para a escola
E lá passam o dia.


Olá a todos!
Hoje é o dia da Poesia!
Digamos todos com alegria:
Dra Eduarda, bom dia
(5º E)

0 comentários: