terça-feira, 25 de novembro de 2014

Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra Mulheres


Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.

Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

Violência contra as mulheres em Portugal
85% das vítimas de violência doméstica em Portugal são mulheres

Origem da data

Em 1999, as Nações Unidas (ONU) designaram oficialmente o dia 25 de novembro como Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Porquê?

A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente devido ao maior ato de violência cometida contra mulheres.

As irmãs Pátria Mercedes Mirabal, Minerva Argentina Mirabal, e Antónia Maria Teresa Mirabal, conhecidas como “Las Mariposas”, da República Dominicana, que lutavam contra a ditadura de Rafael Leónidas Trujillo, foram perseguidas e diversas vezes presas até serem brutalmente assassinadas a 25 de novembro de 1960.

No Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia, a data do assassinato das irmãs foi proposta pelas feministas para ser o dia Latino-Americano e Caribenho de luta contra a violência à mulher.

Em 17 de dezembro de 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou que 25 de novembro é o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher, em homenagem ao sacrifício de "Las Mariposas".

A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.

Em 1995, a escritora dominicana Júlia Álvarez publicou o livro "No Tempo das Borboletas", baseada na vida de "Las Mariposas". Em 2001 tornou-se um filme. A sua história é também recordada no livro "A Festa do Bode", do peruano Mario Vargas Llosa. 
Irmãs Mirabal

As irmãs Mirabal são heroínas da Pátria, recordadas a cada ano como pilares e referencias éticas dominicanos.

A violência contra a mulher é um problema mundial que não distingue cor, classe social, nem raça: é maléfica, absurda e injustificável!
     A violência contra as mulheres é uma questão social e de saúde pública! 

    Mais de 100 países no mundo não têm nenhuma lei específica contra a violência doméstica e cerca de 70% de mulheres já sofreram algum grau de violência física ou sexual.

    Entre 500 mil a 2 milhões de pessoas são traficadas anualmente e forçadas à prostituição, servidão e escravidão - 80% destas pessoas são mulheres

    A violência afeta a capacidade das mulheres terem sucesso na escola, no trabalho ou na vida pública e diminuem a sua capacidade de alcançar a igualdade de género. 
  Este ano vista - se de "cor de laranja" e participe nos "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres"

   Atualmente, a campanha ocorre em 159 países. Vai do dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres) a 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

0 comentários: